Uma descarga digital (também conhecida como download digital, single digital ou download digital pago) é um formato legal de single disponível apenas para compra online.
As descargas digitais são oferecidas com gestão de direitos digitais, que restringe a cópia das faixas e permite reproduzir músicas compradas apenas em dispositivos de música fabricados pela mesma empresa da loja. Por exemplo, músicas compradas pelo iTunes apenas serão tocadas num iPod.
As descargas legais de música existem desde 2000. As descargas digitais pagas devem sofrer com o desenvolvimento de novas técnicas que permitem a extração digital das faixas tocadas nas rádios que, apesar de oferecerem baixa qualidade de som, também é uma prática legal.
Em janeiro de 2017, os DVDs e Blu-rays deixaram de ser o meio mais lucrativo para distribuição de mídia no Reino Unido, sendo ultrapassados pelo download digital e streaming.[1][2]
As lojas online mais procuradas que vendem singles e álbuns incluem digitalmente o Google Play, iTunes Store, o Napster, a Windows Store (para Windows 8 ou superior) e o MusicGiants.